Vicente Gurgel e suas duas décadas de judô, divididas entre atleta e Sensei

Hoje nosso blog bateu um papo com Vicente de Paulo Rafael Pereira Gurgel – Profissional em Educação Física sob o registro 2402-G/RN. Vicente desempenha um papel fundamental na cidade de Caicó com o Judô. Vamos conhecer um pouco de sua história e envolvimento com a modalidade.

O judô faz parte da minha vida, há 21 anos que prático esse esporte que contribuiu para a minha formação cidadã, foi com esta modalidade esportiva que tive minha primeira oportunidade profissional que foi na cidade de João Pessoa quando eu cursava Educação Física. Disse Vicente.

Desde 2018 sou técnico da seleção de judô do nosso Estado, atualmente também presido a Associação Caicoense de Judô , desde 2016 colocamos atletas da nossa cidade no circuito nacional, além disso, temos oito atletas que compõe a seleção do Rio Grande do Norte. Complementou.

Nos dias atuais, a cidade de Caicó, temos quatro professores que dão aula, são eles: Vicente (EEMWG E Hermann Gmeiner),  Ronildo (Escoteiros, CUCA, Criativa e CDS), Suedson (EECCAM) e Karla Linhares  (EST).

Atualmente qual é o atleta caicoense que mais se destaca na modalidade

Posso falar aqui de dois atletas que, pelas suas conquistas esportivas tiveram um destaque maior nesses últimos anos, pois ambos foram Campeões Brasileiros Regionais de Judô, o equivalente a ser “Campeão da Região Nordeste do Brasil”:

Ana Cristina  (Dojo EECCAM – Sensei Suedson)

Deyvison Andrei (Judô  URSO – Sensei Vicente)

Qual é a maior dificuldade encontrada por esse esporte em nossa cidade?

A maior dificuldade atualmente que a gente enfrenta é a participação nos eventos nacionais, regionais e estaduais pois como a maioria dos atletas são de renda baixa, fica difícil às vezes arrecadar dinheiro para garantir nossa presença nos torneios.

Como é a participação feminina no judô na nossa cidade, é satisfatória?

Atualmente o Judô Feminino apresenta uma ampla participação, inclusive talvez até maior  em número de participantes em nossa cidade do que o judô masculino. Dos oito atletas classificados diretamente na seletiva  para o Campeonato Regional, 6 são do sexo feminino.

Cite um Sensei que marcou sua trajetória no judô

Eita! (Risos). Estaria aqui sendo injusto em falar apenas de um… Mas posso aqui destacar três  nomes importantes na minha formação no Judô: Sensei Neif Nagib, Sensei Miguel Arcanjo e Sensei Waldylucio Barros. Devo muito a eles por todos os ensinamentos adquiridos … Obrigado a vocês.

3 Responses

  • Vicente é ser humano ímpar, tive a honra de estudar com ele na UFPB e me formar na mesma turma. Um cara sensacional de uma alegria incomparável.

    • É sim, tive a honra de fazer atletismo com ele, na época ele conciliava o judô com os treinos de atletismo, em 2014 fiz questão de estagiar em suas turmas, assim fiz na Escola Municipal Hermann Gmeiner e na Escola Municipal Severino Paulino de Sousa na querida comunidade de Barra da Espingarda. Trocando em miúdos, Vicente contribuiu para o início de minha formação. Abraço e obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *